Em 10 de fevereiro de 1981, surgiu oficialmente o Sindicato dos Empregados de Edifícios de Niterói (SEEN). Era uma época difícil: a ditadura militar oprimia o povo; os dirigentes das entidades dos trabalhadores eram nomeados pelo delegado do Ministério do Trabalho para “representar” os empregados, de acordo com critérios na maioria das vezes incorretos; o caos era total; havia uma profunda crise política, social e econômica; e o desemprego era assustador.
Em 1990, já em um cenário da abertura política ampla e irrestrita, um grupo de, originalmente, empregados de edifícios decidiu assumir um compromisso com os trabalhadores da categoria de mudar aquele sistema inoperante e notoriamente viciado. Isso foi possível com a redemocratização do País e a promulgação, em 1988, de uma nova Constituição Federal, chamada carinhosamente de Constituição Cidadã.
A nova diretoria foi, assim, eleita diretamente pelos empregados de edifícios. O jogo começou, então, a mudar. A título de informação, nossa entidade era conhecida como Sindicato dos Porteiros. O tratamento que todos recebiam era baseado na categoria dos trabalhadores domésticos (naquela época não tínhamos nenhum direito e nossas relações trabalhistas eram análogas ao trabalho escravo). O conflito foi inevitável.
Criamos, contudo, a marca SEEN, aumentamos a base de representação até Araruama e, o mais importante, o Sindicato passou a representar uma categoria, que ganhou uma identidade: trabalhadores empregados de edifícios e condomínios. Assim, passaram-se 40 anos. Hoje, sentimos orgulho de fazer parte dessa história, tão recente e importante, no entanto, tão invisível para boa parte da população.
Tudo o que fizemos, contudo, tem sabor de vitória, de conquista. Temos a certeza de que esse trabalhador jamais será o mesmo, jamais será submetido a injustiças, sem ter a seu lado uma entidade de classe que irá lutar até o fim em sua defesa!!!
Infelizmente, depois de 40 anos, pouco mudou no cenário político, econômico e social do Brasil. Para piorar a situação, vivemos a pior crise na área da saúde dos últimos cem anos. A pandemia do coronavírus assola o mundo e destrói milhares de famílias brasileiras.
Ainda assim, mantemos a categoria unida e fazemos o máximo para minimizar as perdas dos trabalhadores, além de oferecer um grande leque de serviços, em áreas como a da Saúde e a da Justiça, para cada um de nossos associados e seus familiares.
Agradecemos aos homens e mulheres, certamente pessoas de boa vontade e de conhecimento, que contribuíram para chegarmos até aqui! Não temos clima para festa. Mas, guardamos uma enorme gratidão para com todos que nos ajudaram a trilhar o caminho do bom combate e ainda nos estimulam a seguir em frente. De todo coração, nosso muito obrigado!

Parabéns SEEN, a luta não pode parar!