As Mulheres trabalham mais que os homens

A celebração do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, foi mais uma vez marcado por protestos e lutas contra as discriminações de gênero na sociedade brasileira. Por exemplo: por mais que as mulheres tenham entrado no mercado de trabalho e conquistado seu lugar, as diferenças persistem.

Elas recebem remuneração, em média, 30% menor em relação aos homens, mesmo realizando as mesmas tarefas, conforme mostra a Síntese dos Indicadores Sociais, divulgada em março de 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de serem responsáveis pela maternidade e pela ordem da casa, atualmente, no Brasil, a maioria das famílias é chefiada por mulheres, que lutam diariamente, dentro e fora de casa. Sua força de trabalho chega a 40% no país. E trabalham cada vez mais que os homens.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais por semana. De 2004 a 2014, as mulheres mantiveram seu ritmo de trabalho fora de casa em 35 horas a mais.

Dentro de casa a jornada chega a 21h12 por semana, mais que o dobro da dos homens. Estes, em casa, permanecem com a mesma jornada há dez anos – dez horas semanais.

Segundo especialistas, o problema é cultural. A mulher ainda não se libertou do trabalho doméstico e há dificuldade de os homens aceitarem uma ocupação que não seja remunerada. Além disso, o menino não é estimulado a ajudar nas tarefas domésticas.

A menina costuma ganhar vassoura, fogão, boneca para cuidar e o menino bola para jogar futebol.

A desigualdade persiste mesmo entre os casais mais esclarecidos. Entre as mulheres que têm ensino superior, a jornada é de 4h12 maior do que a dos homens.

Entre as mulheres que têm ensino fundamental incompleto, a diferença é de 4h48 em relação ao homem.

 

Especial para os aposentados

Como parte do plano de ações sindicais do SEEN 2016, a Secretaria de Assuntos Previdenciários e Defesa dos Aposentados prepara atividades voltadas para este segmento da categoria. Confira:

Realização de passeios turísticos no estado do Rio de Janeiro e seminário sobre as mudanças que o governo pretende fazer na Previdência Social, que irão modificar as regras atuais de concessão de aposentadorias.

O primeiro passeio dos aposentados já está agendado, será no dia 18 de junho, mas falta definir a cidade e o horário de encontro para a viagem. O segundo tour está previsto para o mês de outubro, entre os dias 15 ou 16.

O seminário ocorrerá no dia 20 de agosto, das 9h às 14h, no CDL, á Rua Andrade Neves, 25, Centro de Niterói.

 

Plantão do diretor

Ligue para o SEEN para esclarecer dúvidas, encaminhar reclamações de irregularidades no seu local de trabalho e/ou dar sugestões. Às terças-feiras, das 14h às 17h, e às quintas-feiras, das 9h às 13h, diretores da entidade se revezam para atender a categoria. Ligue (21) 3628-3316.

Agende uma visita do SEEN ao seu condomínio!

Ao ligar para o SEEN, aproveite e agende uma visita de diretores ao seu local de trabalho para uma conversa informal com você e seus colegas. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas sobre direitos trabalhistas da categoria e conhecer os serviços e benefícios oferecidos pela entidade de classe aos associados e seus dependentes.

Às terças-feiras, o SEEN visita os trabalhadores do Centro de Niterói e do Fonseca.

Ás quintas-feiras, dos bairros na Zona Sul de Niterói (Icaraí, Ingá e Santa Rosa).

Às sextas-feiras, de bairros da Região Oceânica.

 

“Seen Peso Leve”

O projeto “SEEN Peso Leve”, que faz parte também do plano de ações da entidade para este ano, irá promover, uma vez por semana, o encontro de associados para uma partida de futebol, no Clube Show de Bola, à Rua Carmem Miranda, no Fonseca (ao lado do estacionamento do Supermercado Presunic), às sextas-feiras, das 19h às 20h30.