3º seminário aprova a participação dos trabalhadores na recuperação do Comperj e aponta várias frentes de luta

A superação da crise, desenvolvimento regional e emprego e renda foram os eixos temáticos das discussões no 3 Seminário do Fórum Intersindical do Leste Fluminense, que reúne vários sindicatos de trabalhadores, entre os quais o SEEN.

O evento foi realizado no dia 24 de novembro de 2015, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itaboraí.

 

Resoluções

Além dos dirigentes sindicais, participaram do seminário representantes do Executivo e Legislativo local e de entidades da sociedade civil organiza, que aprovaram a Carta de Itaboraí. Veja os principais pontos do documento:

“…O encontro constatou que a retomada do desenvolvimento e do emprego na região é problema de toda a sociedade, e não somente dos sindicatos de trabalhadores. Para nós, o papel dos sindicatos não é só lutar por salários; mas também de lutar por melhores condições de vida.

Para setores conservadores da sociedade, a crise político-econômica pela qual o Brasil passa é desculpa para não se fazer nada. Mas, para nós, é o momento adequado para se discutir os modelos político e econômico que já provaram que não resolvem os nossos problemas básicos.

 

O Fórum Intersindical se preocupa com o presente e o futuro da Nação Brasileira. Neste sentido deliberamos por:

  • Lutar pelo protagonismo do processo de recuperação social e econômica do Leste Fluminense.
  • Buscar junto à Petrobras a imediata retomada das obras do Complexo Petroquímico do estado do Rio de Janeiro (Comperj).
  • Aprofundar relações com a Área do Conhecimento como forma de contribuir para a qualificação e autonomia dos trabalhadores e, por extensão, da sociedade brasileira.
  • Participar decisivamente de uma necessária reformulação do Sistema S, de modo que a sua estrutura passe a dar prioridade aos interesses coletivos dos trabalhadores e garanta a transparência administrativa.
  • Estimular a participação dos trabalhadores nos diferentes conselhos municipais setoriais.
  • Cobrar do Poder Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, maior comprometimento com a pauta de reivindicações dos trabalhadores, considerando a constante busca pela harmonia e inclusão sociais.
  • As entidades que compõem o Fórum Intersindical se organizarão, a partir de agora, através de câmaras setoriais, entendendo que, dessa maneira, haverá mais condições das diversas categorias profissionais aprofundarem as discussões temáticas sobre transporte, moradia, educação, saúde, saneamento, segurança, meio ambiente, formação e qualificação profissionais, entre outros pontos fundamentais para o direito à cidadania”.