Seminário aprova as ações sindicais para 2016

A diretoria do SEEN iniciou 2016 com agenda definida de trabalho para todo o ano. As metas estabelecidas foram aprovadas no seminário realizado pela entidade de classe nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2015, na sede recreativa do Sindesnav, na Região dos Lagos.
Nestes três dias de reclusão, os dirigentes sindicais fizeram a avaliação da gestão, destacando principalmente as realizações e as dificuldades enfrentadas em 2015, e definiram as ações a serem implementadas este ano.

 

Avaliações

Na avaliação dos diretores, a gestão colegiada adotada nos últimos três anos e meio pela entidade foi positiva, mas precisa ser exercida pelo conjunto da direção para garantir melhores resultados em prol da categoria.

As obras realizadas nas sedes recreativa e administrativa do SEEN também foram consideradas como decisões acertadas: primeiro, porque aprimorou o espaço de lazer; segundo, porque aperfeiçoou o atendimento para a prestação dos serviços colocados à disposição dos trabalhadores e seus dependentes.

 

Encaminhamentos

O seminário deliberou que, este ano, a direção sindical colegiada deve pôr em prática as seguintes ações:

  • Regularizar os projetos de construção e concluir as obras em andamento.
  • Mobilizar a categoria para participar das atividades organizadas pelo SEEN e pelos movimentos democráticos.
  • Criar novos eventos culturais e de lazer, tais como: sessões de cinema, oficinas de danças, concursos de música, entre outras atividades.
  • Reativar o Departamento de Formação e Qualificação do Empregado de Edifício e Condomínio para realização de cursos.
  • Firmar novas parcerias nas áreas de esporte e lazer, mas com a inclusão dos aposentados.
  • Deflagrar a campanha de associação 2016, cujo slogan será “Mais sócio para um SEEN mais forte”. A meta é associar mais de mil trabalhadores.
  • Mobilizar os trabalhadores em todo o estado do Rio de Janeiro para a criação da Federação Estadual dos Trabalhadores de Edifícios e Condomínios.

 

Política econômica, mídia e direitos são temas de debate no seminário

Uma parte do segundo dia do seminário foi dedicada à discussão da conjuntura nacional, com a participação do jornalista da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj), Luiz Carlos Maranhão.

O palestrante afirmou, entre outras coisas, que a participação política do movimento sindical em momentos de turbulência, como a que o Brasil atravessa, é o caminho para reverter os prejuízos que os trabalhadores acumulam desde 2014.

Maranhão citou países que realizaram grandes reformas com a participação política da sociedade organizada, principalmente dos sindicatos de trabalhadores.

Observou que a correlação de forças entre o trabalho e o capital é determinante para definir o modelo de governo de um país. No Brasil, ele disse, a escolha é clara: quem determina os rumos das decisões do governo é o poder econômico – e, neste poder, a hegemonia é do setor financeiro.

O palestrante alertou que a grande mídia funciona como porta-voz das elites e do seu projeto político. É a mídia quem impõe a agenda de debates no país, de acordo com os interesses do poder econômico.

Portanto, é fundamental fazer uma leitura crítica sobre o que informa a televisão ou o que se lê nos jornais e revistas.

O coordenador jurídico do SEEN, advogado César Dória, fez uma retrospectiva da atuação da entidade nos últimos 20 anos, destacando que testemunhou o desenvolvimento político de alguns dirigentes ao longo do tempo que advogada para a categoria.

Ele também fez um balanço do setor e esclareceu dúvidas sobre aviso prévio, horário especial 12×36 horas, feriados legais e tradicionais, e propôs a elaboração de uma cartilha pelo sindicato para ajudar os associados a entender seus direitos trabalhistas.